Tanto gatos quanto cachorros têm dentes de leite. Nos gatos, os primeiros dentinhos aparecem lá pela segunda semana de vida, enquanto nos cachorros é por volta da terceira semana.
Esses dentes são mais pequenos e delicados do que os dentes permanentes que vão substituí-los mais tarde. No total, os filhotes de cães têm 28 dentes de leite, enquanto os filhotes de gatos têm 26.
Quando surgem os dentes permanentes?
A partir do terceiro mês de idade, os dentes permanentes começam a se formar e a empurrar os dentes de leite para fora. Por volta dos seis meses, a maioria dos filhotes já terá todos os seus dentes permanentes.
Gatos e cachorros têm quantos dentes permanentes?
Os cães adultos têm 42 dentes, com a seguinte distribuição:
-20 superiores (6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 4 molares);
-22 inferiores (6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 6 molares);
Já os gatos possuem 30 dentes permanentes, que são mais afiados e pontiagudos do que os dos cães, por serem animais exclusivamente carnívoros. A distribuição dos dentes dos felinos é:
-16 superiores (6 incisivos, 2 caninos, 6 pré-molares e 2 molares);
-14 inferiores (6 incisivos, 2 caninos, 4 pré-molares e 2 molares);
Os pets perdem dentes de leite?
Sim, mas a maioria das pessoas não percebe essa troca de dentes dos pets, porque eles acabam engolindo os dentes de leite.
Esse período, que chamamos de dentição, pode ser estressante para os filhotes, e não é incomum eles sentirem coceira e/ou dor e passarem a mastigar objetos para aliviar o desconforto.
Nesses momentos, vale a pena investir em brinquedos e mordedores específicos para satisfazê-los e evitar que eles estraguem os móveis da casa.
Você já sabia disso? Nossos amigos peludos escondem tantas curiosidades interessantes! Se você ficou surpreso com essa informação sobre os dentes de leite de gatos e cachorros, imagine quantas outras coisas fascinantes ainda há para descobrir sobre eles! Continue acompanhando nosso blog para mais curiosidades e dicas úteis para cuidar do seu amigão de quatro patas.