Os gatos pretos sempre tiveram uma fama ruim por conta de superstições antigas, mas a verdade é que são só bichanos como qualquer outro. Eles são ótimos amigos pra nós humanos e merecem muito amor e cuidado.
Confira alguns fatos curiosos sobre esses felinos que chamam a atenção por onde passam:
Símbolo de sorte para os marinheiros:
Historicamente, gatos eram bem-vindos em navegações pois prestavam o importante serviço de caçar ratos. Além disso, os marinheiros achavam que especificamente os gatos pretos traziam boa sorte!
Cor dos olhos:
Gatos pretos produzem muita melanina, pigmento responsável por tornar suas pelagens escuras. Este pigmento também contribui para dar a alguns gatos olhos cor de âmbar.
Gato preto não é uma raça:
Existem 22 raças reconhecidas de gatos com pelagem preta. A mais comum é a Bombaim.
Considerado um animal sagrado:
No antigo Egito, os gatos eram considerados sagrados e, por isso, eram adorados e protegidos. Toda casa ou templo cuidava de pelo menos um gato - pois isso era visto como uma forma de trazer boa sorte.
Coloração:
A cor do pelo de um gato está relacionada a um gene específico. Se ele também tiver um gene malhado dominante, a exposição ao sol pode fazer com que os pigmentos de seu pelo se quebrem, revelando tons de ferrugem - como se fosse um bronzeado.
Assim como qualquer outro pet, os gatos pretos merecem carinho, amor, cuidado e atenção. Agora que você já sabe tudo sobre o gato preto, que tal aumentar a família com um desses felinos? Existem milhares deles em ONGs espalhadas pelo Brasil à espera de um lar!