A gripe canina, ou vírus da gripe canina, é uma doença respiratória infecciosa causada por um vírus influenza A, semelhante às cepas virais que causam a gripe nas pessoas.
Os sintomas da gripe em cães são parecidos com os dos humanos. Sabemos que é chato ficar gripado. Por isso, é importante detectar o vírus o mais cedo possível para iniciar o tratamento rapidamente. Fique de olho nos seguintes sinais:
-Espirros
-Tosse
-Secreção nasal (coriza)
-Febre
-Olhos lacrimejantes
-Perda de apetite
-Dificuldade de respirar
-Respiração rápida (em geral curta e com ruídos, devido à secreção)
Assim como a gripe em humanos, a gripe canina é transmitida pelo ar, através de tosse, latidos e espirros, liberando secreções respiratórias no ambiente. Essas secreções podem ser inaladas por outros cães, infectando um novo hospedeiro. Além disso, a gripe canina também pode se espalhar por objetos e ambientes contaminados, como tigelas de água, coleiras e superfícies de canis. O contato direto com cães infectados ou pessoas que estiveram em contato com eles também pode contribuir para a disseminação do vírus.
Diagnóstico:
Ao perceber que o pet apresenta os sintomas acima, um veterinário deve ser acionado. O diagnóstico costuma ser clínico, ou seja, a partir de um exame em consultório o profissional é capaz de avaliar os sintomas e confirmar se o pet realmente está com gripe canina.
Prevenção:
A melhor maneira de prevenir que seu pet seja contaminado com gripe canina é evitando que ele entre em contato com animais doentes e frequente locais onde foram identificados casos da doença. Como isso nem sempre é possível de fazer de maneira totalmente efetiva, é importante também investir na manutenção da imunidade do cão.
Confira algumas maneiras de fazer isso:
- Vacinação do cachorro
-Vermifugação em dia
-Alimentação de qualidade e hidratação
É importante lembrar que os humanos podem transportar o vírus da gripe canina, embora não fiquem doentes com ele. Por isso, se você tiver contato direto ou indireto com um cachorro doente ou suspeito, é recomendável tomar um banho e trocar de roupa antes de interagir com o seu pet.
O artigo te ajudou? Explore mais conteúdos incríveis em nosso blog e compartilhe suas experiências conosco!